Conheça as seis funções mais aguardadas para o Instagram em 2021.

A plataforma Instagram recebeu muitas novidades ao longo de 2020 e a expectativa é que o aplicativo passe por muitas outras mudanças em 2021.

Nesse post, reunimos algumas delas e entre as funções mais aguardadas pelos usuários está a possibilidade de fazer buscas por meio de palavras-chave, atualização anunciada pela rede social em novembro de 2020.

Além disso, para os profissionais que trabalham com a plataforma, a chegada do calendário de planejamento de conteúdo e a possibilidade de realizar pagamentos diretamente no Instagram Shop, estão entre os updates mais esperados.

Na lista a seguir, veja as mudanças mais aguardadas do Instagram para este ano. É importante ressaltar que as novidades destacadas aqui, ainda são rumores e não têm datas de lançamento previstas.

1. Pesquisa por meio de palavras-chave

buscas-por-palavras-chave-instagram-2021
Instagram anuncia busca por palavras-chave — Foto: Divulgação/Instagram

Essa novidade deve permitir que usuários tenham acesso a uma barra de pesquisas, onde poderão encontrar posts mais variados e sem marcações. Além disso, o resultado apresentado pelo app do Instagram terá relação com o entendimento de quais conteúdos são relevantes para determinada conta.

O recurso ainda está em teste apenas em inglês e deve chegar para nós ainda em 2021.

2. Pagamento direto no Instagram Shop

Que o Instagram está investindo muito no recurso de Shop nós já sabemos. Hoje os usuários já podem encontrar produtos na “aba” loja de cada perfil empresarial e a partir dos vídeos do IGTV, publicações marcadas no feed e stories. No entanto, a expectativa é que a próxima atualização permita que usuário realize pagamentos diretamente no app. A ferramenta já está disponível em vários países e deve chegar o Brasil em breve.

Atualmente ao fazer uma compra, o consumidor é direcionado para o carrinho de compras do e-commerce e finaliza o pagamento no site da marca.

O pagamento das compras poderá ser feito diretamente no app — Foto: Divulgação/Instagram
3. Calendário de planejamento de conteúdo

Outra atualização esperada, principalmente pelos produtores de conteúdo, agências e profissionais de Social Media, é o recurso de calendário de planejamento de conteúdo. A função, que ainda está em fase de testes, deve ser disponibilizada no painel do Estúdio de Criação do Facebook.

Com o calendário é possível ter uma visão geral do conteúdo de todas as postagens do Instagram, tanto as já publicadas, quando as programadas. O usuário poderá contar com ícones para atualizações das imagens, carrosséis e outras novidades que pretendem facilitar a organização e programação dos conteúdos na rede social. Incrível, né?

calendario-de-conteudo-instagram-2021
Calendário de postagens pode ser uma das atualizações em 2021 — Foto: Reprodução/Social Media Today
4. Cronômetro que indica a duração dos Stories de um perfil

A plataforma Instagram está testando formas de adicionar timers aos Stories com o objetivo de aumentar o engajamento neste canal. A ideia é colocar abaixo dos balões dos stories quanto tempo falta para aquele conteúdo expirar, ser apagado.

Esta seria uma possibilidade para que os usuários consumissem ainda mais o conteúdo da rede social. No entanto, ainda não se sabe exatamente como os cronômetros funcionarão e quais serão as estratégias utilizadas pelas equipes de marketing da plataforma.

timer-stories-instagram-2021
Cronômetro que indica a duração dos Stories no Instagram é uma possível atualização para 2021 — Foto: Reprodução/Social Media Today
5. Compartilhamento de tuítes nos Stories

O Twitter anunciou recentemente uma integração que deve permitir compartilhar tuítes no Instagram. Trata-se de uma atualização bem significativa para ambas as redes sociais.

Embora a ideia seja que as plataformas mantenham os usuários em seus próprios app’s, estão sento validadas opções que permitam o compartilhamento direto de uma postagem do Instagram com o Twitter de forma totalmente integrada. O recurso pode chegar para todos em breve.

6. Habilitar recomendações de Reels no Facebook

O Instagram também está testando a opção de compartilhar os vídeos do Reels no feed de notícias e nas listas de exibição do Facebook. O recurso pode ser uma forma de aumentar a concorrência com o TikTok, permitindo um novo canal para que os usuários tenham seus vídeos do Reels visualizados.

De acordo com os testes, o objetivo é de que tais vídeos apareçam nas recomendações tanto do Instagram quanto do Facebook, aumentando significativamente o alcance do público.

E aí, quais das funções mais esperadas te agradou mais? Conta pra gente! 😊

Via Bustle e Social Media Today (1, 2, 3 e 4)