Adobe Project Aero: o futuro do design e realidade aumentada

Adobe Project Aero: o futuro da criação de conteúdo imersivo de realidade aumentada. Seria ele o próximo grande segredo de software da Adobe?

Já não é mais segredo, a Adobe compartilhou a prévia do projeto na keynote da Worldwide Developers Conference (WWDC18), conferência que a Apple realiza anualmente para desenvolvedores. A grande pauta do evento em 2018 foi a realidade aumentada (AR), bem como as novidades da Apple para o ARKit – plataforma de desenvolvimento de AR da Maçã.

O futuro da realidade aumentada

A Apple e a Pixar anunciaram a criação de um novo formato de arquivo aberto e dedicado à realidade aumentada. O USDZ é descrito pela Pixar como um “arquivo zip, não criptografado e com compactação zero”. Esse formato de arquivo busca aumentar as possibilidades dos desenvolvedores (no ARKit 2) e dos criativos no manuseio e projeção de objetos 3D para AR.

Hoje para desenvolver conteúdos de realidade aumentada é preciso ir além da criatividade e ter muito (mas muito) conhecimento técnico. E esse formato de arquivo visa otimizar e democratizar o acesso de grandes ferramentas à tecnologia AR, transformando o futuro do design, desenvolvimento e é claro, da realidade aumentada no mundo.

adobe-project-aero

A realidade aumentada chega à Creative Cloud

Em colaboração com a Apple e a Pixar, a Adobe anuncia que também dará suporte ao USDZ nos aplicativos e serviços da Creative Cloud. Então o Adobe Project Aero deve permitir que artistas e designers criem conteúdo 3D e AR com softwares populares, como o Photoshop CC e Dimension CC. O sistema também deve reduzir e otimizar a carga de trabalho técnico dos usuários, de modo que eles possam se concentrar no processo criativo e deixar toda a burocracia com o Adobe Sensei, o mecanismo de inteligência artificial e aprendizagem de máquina da Adobe.

Então, para nós, o grande plus anunciado pelo diretor de tecnologia da Adobe, Abhay Parasnis, foi o apoio na aceleração do desenvolvimento do projeto e a compatibilidade/suporte da Creative Cloud ao novo formato de arquivo USDZ.

O que esperar do Adobe Project Aero?

Para os criativos e desenvolvedores, o Adobe Project Aero deve facilitar e trazer experiências que muito provavelmente vão ultrapassar barreiras entre o mundo físico e o virtual. Então o Project Aero simplificará a criação de cenas de realidade aumentada, aproveitando o framework ARKit (da Apple).

Dá uma espiadinha no que o Adobe Project Aero pode ser:

Embora a prévia do Project Aero careça de informações, mais detalhes devem chegar na Adobe Max que acontecerá em Los Angeles, em outubro desse ano.

E aí, ansiosos para conhecer um pouco mais sobre o futuro da realidade virtual no mundo do design e desenvolvimento? Deixe seu comentário, troque suas experiências e informações sobre o Adobe Project Aero com a Agência Rollin. Nós, assim como você, somos apaixonados por tecnologia, inovação e muito conhecimento. Até breve ?

Quer receber ebooks e vídeos gratuitos?

Nós temos um grupo de empreendedores e compartilhamos com eles materiais gratuitos que fazem toda a diferença para seus negócios. Faça parte você também!

Inscreva-se em nossa Newsletter!

* Nós não compartilhamos suas informações pessoais com ninguém.
Confira nossa Política de Privacidade para mais informações.

Compartilhe: